O pagamento, referente ao ano-base 2022, começou em 15 de fevereiro e se estende até 15 de agosto, beneficiando milhões de brasileiros.

 

O Governo Federal deu início ao cronograma de pagamentos do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente ao ano de 2024, com base no ano-base de 2022, em fevereiro deste ano e o calendário prevê acertos até agosto. Este benefício, vital para milhões de brasileiros, será distribuído de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores do setor privado e dos servidores públicos, acompanhando o reajuste do salário mínimo.

 

Neste ciclo, aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores serão beneficiados, totalizando R$ 23,9 bilhões em pagamentos, conforme informações do Ministério do Trabalho e Emprego. Os pagamentos do abono serão realizados conforme o mês de nascimento dos beneficiários, tanto para os trabalhadores da iniciativa privada (PIS) quanto para os servidores públicos (Pasep). O período de pagamentos começou em 15 de fevereiro e se estenderá até 15 de agosto.

 

A partir de 5 de fevereiro de 2024, os trabalhadores já estavam liberados para consultar se tem direito ao abono através do portal gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

 

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2024

O calendário de pagamentos para 2024 segue a ordem de nascimento dos beneficiários:

Vale lembrar que os contribuintes podem sacar os valores durante todo o mês previsto e até dois meses subsequentes à data. Os saques para todas as categorias acaba em 27 de dezembro. Depois, será necessário medida para acessar os valores.

 

No Rio Grande do Sul, trabalhadores nascidos entre setembro e dezembro que regularizaram sua situação após 15 de maio já podem retirar o pagamento antecipadamente.

 

Quem tem direito ao abono

Para ter direito ao abono salarial em 2024, os trabalhadores devem cumprir os seguintes requisitos:

 

Os seguintes grupos não terão direito ao abono:

 

Valor do abono

O valor do abono será proporcional ao período em que o trabalhador esteve empregado com carteira assinada em 2022. O benefício máximo, correspondente a 12 meses de trabalho, será igual ao salário mínimo vigente em 2024, que foi decretado pelo governo no valor de R$ 1.412.

 

Fonte/Foto: www.contabeis.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezessete =